domingo, novembro 26, 2006

A ÁRVORE DE NATAL MAIS IDIOTA DA EUROPA

A Árvore de Natal Millenium BCP/SIC tem 75 metros de altura, o equivalente a um prédio de 25 andares.

Na ânsia provinciana de ser a maior árvore de natal da Europa:
- Transforma a travessia da Praça do Comércio num autêntico calvário de mais de 1,45 horas praticamente desde o início da Avenida 24 de Julho;
- À excepção dos carros não traz mais transeuntes para o centro da cidade;
- Aumenta a poluição por causa dos carros e dos gigantescos consumos de energia;
- Segundo informação da CML "Em ano de poupança de energia, a empresa responsável pela montagem das iluminações de Natal prevê que entre 25 de Novembro e 6 de Janeiro sejam gastos cerca de 885 kw por hora";
- Não gera emprego nem receitas turísticas;
- O comércio local está encerrado a partir das 19 horas e não beneficia em nada com a iniciativa porque não há nenhuma estratégia de fundo;
- Finalmente, quando o primeiro objectivo do Plano da Baixa/Chiado da CML é retirar o tráfego automóvel da zona e criar alternativas de circulação não faz sentido aumentar o tráfego que actualmente, sem a árvore de Natal, é superior a 65.000 carros/ dia.

Se a CML o BCP e a SIC quisessem de facto melhorar a cidade deviam investir o dinheiro que estão a gastar na auto promoção em outras coisas simples mas necessárias que podem trazer transeuntes e turistas para o centro a médio e longo prazo:
- Recuperação dos passeios da Baixa e de Alfama,
- Na protecção dos passeios com pilaretes para impedir o estacionamento selvagem em cima dos passeios;
- Pintura das passadeiras;
- Na sinalização dos parque de estacionamento;
- Na limpeza do centro;
- No reforço da segurança;
- Na iluminação ... do espaço público, etc.

De que serve encerrar algumas vias secundárias para apoiar o dia sem carros e depois trazer para o centro de Lisboa, durante mais de um mês, um número desconcertante de veículos?

Para trazer pessoas para o centro e aumentar as vendas dos comerciantes seria necessário criar animação na zona pedonal à semelhança do que acontece em Campo Maior que consiste na decoração das ruas do Centro Histórico de Campo Maior com flores de papel ou em Óbidos que através de uma activa agenda de actividades, nomeadamente a Feira Medieval, Vila Natal, a Feira do Chocolate, entre outros atraem milhares de visitantes (a pé) todos os anos para satisfação de moradores e comerciantes.

Será que o verdadeiro objectivo da CML não é tentar criar o maior engarrafamento do mundo?

Por todas estas razões e mais algumas pelos vistos a única coisa sem limites e que merecia constar no livro de recordes é a estupidez humana.

  • Proposta de revitalização da Baixa-Chiado
  • Proposta "Valorizar o património do fluxo pedonal em Lisboa"
  • Plano de Mobilidade de Lisboa - parte 1
  • Plano de Mobilidade de Lisboa - parte 2
  • CIVITAS INITIATIVE - cleaner and better transport in cities
  • Sem comentários: