Petição para apoiar o projeto do Jardim da Cerca da Graça
(Imagem publicada na Revista Visão Sexta feira, 26 de Abril de 2013)
Para: Ex. Sr. Vereador José Sá Fernandes
Os moradores da Graça e freguesias vizinhas vão usufruir a partir de Setembro de um novo jardim público, nas traseiras do quartel da Graça. Será em breve, a par do Jardim do Campo de Santana, a maior área verde no centro histórico de Lisboa - uma grande vitória e um enorme ganho para os moradores da Graça e dos bairros mais próximos.
Neste novo jardim público serão plantadas 178 espécies vegetais, entre as quais 32 amendoeiras, 28 medronheiros, 22 coelreutérias, 18 pereiras e 14 ciprestes.
Será instalado um relvado central regado para potenciar um recreio mais activo, mesmo desportivo, em contraponto às áreas declivosas, vocacionadas para miradouro e zonas de estar. Haverá ainda espaços hortícolas e, no futuro, um equipamento do ramo alimentar, equipamento juvenil e infantil.
A par de todo este processo a CML procederá à limpeza, reabilitação e ao reordenamento do espaço onde hoje se situa uma horta urbana, na intersecção da Calçada do Monte e da Rua Damasceno Monteiro tornando o espaço mais inclusivo, limpo e aberto para todos:
1 - Actualmente a chamada “Horta do Monte” não é mais do que uma ocupação indevida de um espaço que em vez de ser inclusivo e aberto à participação de todos está reservado para um pequeno grupo de indivíduos que nem sequer são do bairro e que agora se opõe a que o espaço seja devolvido aos moradores e aberto ao público em geral;
2 - O nível de degradação e abandono a que o espaço chegou tem potenciado algumas situações a que temos assistido recentemente, nomeadamente assaltos aos moradores e incêndios de viaturas estacionadas na proximidade o que nunca tinha acontecido nesta zona!
3 - Actualmente este espaço tem uma biodiversidade composta de paletes, garrafões de plástico, barrotes de madeira, entulho e barracões que só atrai ainda mais lixo;
4 - A CML vai reabilitar o espaço que actualmente está uma vergonha! Para que os moradores e os visitantes do bairro também possam usufruir dele e não funcione como uma coutada privada de um pequeno grupo de indivíduos;
5 - Neste novo projecto a CML vai reservar 90 m² para a horta comunitária, vai colocar água no espaço para que os talhões possam ser regados sem necessidade de contentores, à semelhança do que já acontece em outras hortas urbanas ordenadas, nomeadamente na Quinta da Granja, nas Hortas de Benfica, na Horta de Telheiras e nos Jardins de Campolide;
6 – Finalmente a CML vai construir um pequeno miradouro junto ao passeio na esquina para que TODOS possam desfrutar da espectacular vista do local e TODOS possam conviver neste espaço promovendo estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis na cidade de Lisboa, nomeadamente através da prática de cultivo orgânico, do lazer e da prática do desporto.
Assinar: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2013N70133