sábado, março 31, 2007

TURISTAS NA FREGUESIA DA SÉ HÁ MUITOS MAS FALTA FAZER A REABILITAÇÃO URBANA

Publicado no DNFilipe MoraisTiago Lourenço (imagem)


"É uma freguesia pobre, mas com muito potencial." É assim que o presidente da Junta de Freguesia da Sé, Filipe Pontes, define a junta que dirige há quase dois anos. O jovem autarca, de 26 anos, reconhece que esta "é uma freguesia idosa, não é totalmente cosmopolita, como a zona comercial da Baixa, mas também não é totalmente bairrista como Alfama".Filipe Pontes explica ao DN que há perspectivas para melhorar a qualidade de vida da população e da freguesia da Sé, aproveitando o seu potencial turístico. O primeiro grande passo pode ser dado com a criação do porto para cruzeiros de luxo em Lisboa, já aprovado pelo Governo e cujas obras "começaram há cerca de 15 dias. Era uma lacuna na cidade e vai arrastar duas coisas: uma é um hotel de luxo na Rua dos Bacalhoeiros, que já foi aprovado, e outra é a série de restaurantes de charme que se estão a instalar na freguesia". Ou seja, diz, "tudo acompanha a tendência de nos prepararmos para a chegada de mais turistas".A Sé também tem inúmeros bares, mas Filipe Pontes faz questão de esclarecer: "Isto não é o Bairro Alto." As principais preocupações na freguesia, que tem apenas 0,12 hectares, vão para o estacionamento, para a reabilitação urbana e para a segurança, dado o movimento de turistas. A Sé tem apenas cerca de 500 lugares de estacionamento "à porta", mas estão a ser preparadas três alternativas, sendo que a principal é junto ao rio: "Vão ser criados cerca de 700 lugares na zona entre o Jardim do Tabaco e a discoteca Lux. Depois há o parque da Costa do Sol e esperamos que o antigo mercado do Chão do Loureiro venha a ser uma opção."Quanto à reabilitação urbana, Filipe Pontes lembra a idade da maioria das construções para explicar a necessidade de obras em muitos dos edifícios, mas lamenta que em muitos casos tenha de ser a Câmara Municipal de Lisboa a actuar, tomando posse administrativa dos prédios e executando obras coercivas. "Nunca é uma atitude preventiva, é sempre reactiva e em muitos casos pode ser tarde de mais."O responsável pela Junta da Sé refere ainda que "aqui a crítica que se pode fazer é a da qualidade da execução da reabilitação e muitas vezes da profundidade da intervenção, que não vai tão longe como se quer". Por outro lado reconhece que "nas ruas do Barão, na de São Mamede e na de São João da Praça há mais qualidade" nas habitações, com casas "T2 a serem vendidas à volta dos 250 mil euros. Andamos à volta dos 2200 euros por metro quadrado", adianta.


Comentário:
Infelizmente os problemas da Sé são comuns às outras Freguesias de Alfama não é possível gerir uma zona histórica quando num raio de 2km no centro histórico de Lisboa as competências se dividem por 12 Juntas de Freguesia, pela Unidade do Projecto de Alfama, pela Administração do Porto de Lisboa (na zona Ribeirinha), pelas diversas Divisões e Departamentos da CML e por várias empresas municipais como a EGEAC e a EMEL. É necessário ter uma visão de conjunto para a zona histórica e alguém que mande. Alfama sofre sobretudo da burocracia e de problemas organizacionais porque aparentemente há dinheiro para fazer obras de € 655 500 no Museu do Fado mas não há dinheiro para pintar as passadeiras e proteger os passeios.

Por outro lado, apesar da Junta de Freguesia da Sé ser gerida por uma equipa dinâmica a generalidade das Juntas de Freguesia da zona está mais envolvida em guerras políticas entre si e com a CML que em qualquer tipo de projectos úteis para Alfama. Portanto faz todo o sentido criar uma única Junta de Freguesia para Alfama e Castelo, outra para a Graça e uma para a Baixa e para o Chiado para começar a resolver os problemas da zona histórica.

2 comentários:

DiaMantino disse...

Presunção e água benta, cada um toma a que quer. Agora não queira ninguém vender água benta do Vaticano, sendo tirada delcano em Lisboa.
Quem fala assim das juntas e das guerras políticas pode estar muito convencido, mas não sabe da poda o que baste para tanta cagança!
DiaMantino disse. Vamos a ver se o Planeta é capaz de publicar.

PLANETA ALFAMA disse...

Amigo Diamantino, o nosso objectivo é proporcionar o debate fundamentado das nossas opiniões e apontar caminhos para melhorar a situação.
Se quiser contribuir com sugestões para ajudar e melhorar o nosso bairro envie os seus contributos, devidamente fundamentados, para serem publicados. Relativamente a todos os conteúdos do Planeta Alfama como constatou temos a preocupação de documentar tudo o que publicamos.