segunda-feira, setembro 18, 2006

O CONDICIONAMENTO DO TRÂNSITO CHEGOU AO CASTELO DE SÃO JORGE

Depois de vários anos de espera, por falta de coragem política e de muita falta de visão, apesar dos obstáculos levantados por alguns elementos da Junta de Freguesia do Castelo, o trânsito na zona do Castelo de São Jorge vai ser finalmente condicionado. Esta medida da CML é acompanhada pelo encerramento ao tráfego automóvel das ruas dos Bacalhoeiros e dos Arameiros na Baixa. Com esta medida nos próximos anos teremos a oportunidade de acompanhar a valorização da zona pedonal da Baixa do Castelo e de Alfama e do crescimento do Turismo de qualidade na zona histórica.

Notícia publicada no Publico.pt:
A partir de segunda-feira
Lisboa: movimento Fórum Cidadania aplaude corte de trânsito na zona histórica do Castelo 14.09.2006 - 16h51 Lusa

O movimento de lisboetas Fórum Cidadania Lisboa manifestou hoje satisfação com o encerramento da zona histórica do Castelo ao trânsito automóvel a partir de segunda-feira, afirmando que estas medidas "só pecam por tardias e escassas".

O encerramento definitivo daquelas ruas ao trânsito para não residentes entra em vigor segunda-feira, por ocasião da Semana Europeia da Mobilidade, anunciou a Câmara de Lisboa.

O Fórum Cidadania defende medidas idênticas, como restrições ao trânsito e ao estacionamento, para toda a baixa da cidade, desde o Marquês de Pombal ao Terreiro do Paço, tal como nas encostas da Sétima Colina e do Castelo de São Jorge.

Em comunicado, o Fórum acrescenta que a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) "deve demonstrar alguma flexibilidade" na aplicação do regulamento das zonas condicionadas, a fim de impedir que os bairros históricos se transformem "em zonas inacessíveis aos não residentes".

Para este movimento de cidadãos, é necessário acompanhar a situação nas zonas limítrofes, "pois a saída dos carros que anteriormente atulhavam o bairro do Castelo irá certamente agravar a vida nas ruas que ficaram de fora da zona condicionada".

Junta de Freguesia defende flexibilidade quanto ao estacionamento

Também a Junta de Freguesia do Castelo tem defendido alguma flexibilidade no que diz respeito ao estacionamento, nomeadamente o tempo de permanência das visitas, alegando que 60 a 70 por cento da população é idosa e precisa quase diariamente de cuidados de familiares.

De acordo com o gabinete da vereadora da Mobilidade na Câmara de Lisboa, Marina Ferreira, haverá "uma grande flexibilidade".

A zona do Castelo vai agora tornar-se numa área pedonal, ficando assegurado o acesso de táxis, autocarros de turismo e transporte público, moradores, cargas e descargas (das 08h00 às 10h00 e das 15h00 às 17h00, de segunda-feira a sábado), bem como serviços de emergência.

  • Lisboa movimento Fórum Cidadania aplaude corte de trânsito na zona histórica do Castelo
  • Sem comentários: