domingo, maio 04, 2008

MOVIMENTO CÍVICO PARA O ENCERRAMENTO DOS HIPERMERCADOS AOS DOMINGOS

Só quem está desatento é que pode acreditar que a EMEL está a matar Alfama. Por um lado, é bem verdade que a EMEL não actua e que os carros entram em Alfama sem qualquer fiscalização, sobretudo agora que decorrem as obras na conduta dos esgotos no Largo Chafariz de Dentro e que os carros entram pela Rua dos Remédios sem qualquer controlo, mas não é disso de que se queixam alguns dos comerciantes.

Os comerciantes de Alfama sofrem dos mesmos males que sofrem os comerciantes de todo o país, por um lado da crise profunda que empobreceu a classe média e que retraiu o consumo, por outro lado sofrem da concorrência esmagadora das grandes superfícies que entraram pelas cidades. Não foi certamente a limitação ao estacionamento de veículos (que na pratica não funciona), veja-se o exemplo de Alcântara: há centenas de carros estacionados por todo o lado inclusivamente em cima dos passeios e há lojas a encerrar.
Paralelamente à crise, Alfama que sempre viveu das empresas relacionadas com as actividades marítimas e portuárias, após a entrada na Comunidade Europeia e com o desenvolvimento da rede de transportes rodoviários, viu encerrar dezenas de empresas do sector que animavam o bairro.

No entanto, Alfama beneficia, como só o Algarve e a Madeira, de um crescente número de turistas, aliás em 2007 Lisboa foi a capital Europeia que registou o maior crescimento na captação de turistas (27%) e segundo os dados do Observatório de Turismo mais de 70% dos turistas que visitam Lisboa visitam Alfama e o Castelo de São Jorge. Portanto, ninguém se pode queixar de falta de turistas.

Na realidade, apesar de tudo e infelizmente, os comerciantes de Alfama só se podem queixar deles próprios e da falta de qualidade que não consegue cativar as centenas de turistas que diariamente passeiam em Alfama porque os locais que se adaptaram estão sempre cheios.

Será que não seria mais produtivo colocar cartazes a dizer “Os Hipermercados estão a matar o comércio local”?

Sem comentários: