quarta-feira, maio 14, 2008

PLANO ESPECIAL DE RISCO SÍSMICO ESTÁ CONCLUÍDO

O plano especial para o risco sísmico de Lisboa está concluído, mas ainda não foi aprovado pelo Governo, o que só deverá acontecer no final do ano, apurou a TSF. A associação de bombeiros profissionais já mostrou alguma preocupação com a aplicação do plano.

 

Publicado pela TSF em 14.05.2008

 

O Plano Especial de Emergência para o risco sísmico na Área Metropolitana de Lisboa encontra-se concluído, mas ainda não foi aprovado pelo Governo, algo que só deverá acontecer no final de 2008, apurou a TSF. Para aprovar o plano, coordenado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, falta também realizar dois exercícios, que deverão ter lugar em Maio e Novembro.

Questiona
do pela TSF, o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais disse que já foram dadas algumas garantias de resposta em caso de catástrofe, apesar de manifestar alguma «preocupação» com a aplicação do plano. «Neste momento, sem qualquer demagogia, podemos dizer que há uma resposta ou uma preparação prévia» para um utensílio reclamado «há muito tempo», disse Fernando Curto, sublinhando, no entanto, que a situação actual «não é excelente».

«A realização do próprio plano» e a sua audição e discussão no âmbito da própria Comissão Nacional de Protecção Civil dão «garantias efectivas de que há aqui uma salvaguarda que permite uma resposta mais eficaz no caso de haver alguma situação» de sismo, disse.

 

 

 

Sem comentários: