quarta-feira, maio 31, 2006

POLICIAMENTO EM ALFAMA

A Policia queixa-se da falta de meios para responder a todas as solicitações. No entanto, à porta da 15ª esquadra da PSP em Santa Apolónia o parque de estacionamento da PSP está permanentemente cheio de veículos dos agentes de serviço e dos 7 ou 8 carros da esquadra, divididos entre os veículos da brigada de trânsito, do programa escola segura e dos restantes carros de patrulha da esquadra.

A falta de meios é um mal nacional em virtude de sermos um país pequeno com recursos escassos, no entanto é evidente que mais que um problema de meios a Policia tem de gerir melhor os meios de que dispõe, por exemplo:

1 - Basta olhar para o mapa de Alfama para perceber que não faz sentido patrulhar Alfama de carro porque se ocorrer um assalto (mais um...) os carros têm de ir à baixa e subir à Sé (passando por 5 freguesias) para entrarem no coração de Alfama o que é uma tarefa inútil porque quando os agentes chegam aos locais já é tarde;

2 - O grosso dos carros deveria ser substituido por patrulhas em motociclos de baixa cilindrada 250 c.c. mais baratos, mais ecológicos, mais rápidos e menos ruidosos que os carros, à semelhança do que acontece na zona histórica de Barcelona as Ramblas, em que as patrulhas são feitas por 2 agentes em 2 HONDA Spazio 250;

3 - O atendimento dos turistas estrangeiros é feito... na Praça dos Restauradores por isso a maior parte deles nem sequer apresenta queixa o que é comprensível: o tempo médio de estadia é 3 dias se perderem meio dia a somar à desgraça de terem sido assaltados e terem de se deslocar a outra esquadra para apresentar uma queixa é a Cereja em cima do bolo, sobertudo porque quase 1 milhão de turistas visitam anualmente Alfama e o Castelo; ~

4 - Não há policiamento de proximidade em Alfama em vez disso a PSP promove acções musculadas, de caracter pontual portanto nem sequer é curioso que o Chefe da esquadra responda às pessoas "...oh amigo! não me fale em ruas que não conheço nada disso..."

Algumas histórias do quotidiano de Alfama e da ineficiência da Policia:

- Um grupo de Italianos apanhou um carteirista em flagrante e tentou entrega-lo à brigada fiscal da GNR na Rua Jardim do Tabaco. O agente de serviço à porta disse que não era nada com ele e foi à esquina mostrar-lhes a esquadra e deixou-os ir sózinhos com o larápio;

- Um Grupo de turistas da Cidade do México (uma das cidades mais violentas do mundo onde nunca foram assaltados) foi assaltado na Sé por um grupo de miúdos que com a ameaça de uma faca lhes levaram uma máquina fotográfica e 150 €, chegados à esquadra tiveram de esperar mais de 45 minutos até que sairam com 2 agentes num carro patrulha da esquadra para o Largo de São Miguel (percorrendo a Rua Jardim do Tabaco, a Baixa, subindo a Sé) onde chegaram mais de 1,20 h depois do assalto.
Interrogados os policias pela razão porque estavam carros parados à porta e não sairam antes a explicação é simples: não havia carro, os carros não eram da esquadra... eram da Divisão, da Brigada de trânsito e da Escola Segura... mas da esquadra não havia nenhum (?)
De facto não há falta de meios na Policia o que há é fraca capacidade de gestão de meios e claramente ninguêm se preocupa com os problemas das pessoas só com a (des)organização interna.

- Se alguma vez chamar um carro patrulha em Alfama para multar um carro que lhe está a barrar a entrada do prédio ou o seu carro não se admire de ouvir "o senhor nunca estacionou em trangressão?"



Infelizmente o rol de queixas não fica por aqui. Portanto mais do que meios é necessário mudar a ESTRATÉGIA e a MENTALIDADE da PSP porque uma esquadra que não é capaz de lidar com os pequenos e óbvios problemas do trânsito nunca será capaz de resolver os grandes problemas dos assaltos e da droga em Alfama.

  • Assaltantes atraídos por áreas comerciais

  • Lançado de viaduto após negócio com droga
  • Mãe consegue impedir tentativa de sequestro de bebé de um ano
  • Mãe consegue impedir tentativa de sequestro de bebé de um ano
  • Agentes à civil da PSP detiveram, em dois dias consecutivos, sete carteiristas no eléctrico 28 da Carris

  • Mais brigadas anticarteiristas no policiamento
  • Lisboa - PSP destrói rede de tráfico Pai, mãe e filhos vendiam droga

  • Lisboa - PSP destrói rede de tráfico Pai, mãe e filhos vendiam droga


    15ª Esquadra de Santa Apolónia da PSP
    Tel. 21 887 99 00
    Largo Museu Artilharia 1 Lisboa
    1100-366 LISBOA
    Diz que não têm meios nem competência para o trânsito que esse é um assunto da Policia Municipal (com quem tem uma guerra surda mas velada) mas mais que tudo passa ao lado e ignora os problemas dos moradores e dos comerciantes

    Divisão de trânsito da PSP em Santa Marta
    Tel. 21 358 46 00
    Queixa-se que não têm meios e não consegue rebocar os carros dos Becos

    Polícia da Câmara
    Tel. 21 782 52 00
    Queixa-se que não têm meios e só aparece durante o dia, até às 19 horas... depois das 20 h é o caos
  • Sem comentários: