sábado, maio 27, 2006

TURISMO EM ALFAMA

Portugal foi o 16º país mais visitado por turistas em 2004, segundo um estudo referido pelo Economist Intelligence Unit, que avançou, também, que o país detém, neste momento, 1,5 % da quota de mercado mundial ao nível do turismo. As receitas oriundas do turismo internacional atingiram os 7,01 mil milhões de euros no ano passado, sendo as previsões para 2005 de um aumento deste valor.

Lisboa recebe cerca de ¼ dos visitantes estrangeiros, sendo que o tempo de permanência média em Lisboa é de 3 dias;

- Segundo o Observatório de Turismo de Lisboa a maioria dos visitantes percorre a zona histórica de Lisboa.

- Alfama é das zonas mais visitadas a par de toda a zona pombalina de Lisboa e de Belém;

- Os turistas estrangeiros deslocam-se geralmente a pé, em pequenos grupos, e recorrem maioritariamente aos transportes públicos ou autocarros de grande turismo das agências de viagem.

























Problemas:

- Apesar do elevado número de turistas em Alfama alguns comerciantes queixam-se que os turistas apenas utilizam as suas casas de banho (JN, 26-08-2000);

- Segundo o Observatório de Turismo de Lisboa existem várias e sérias causas de insatisfação dos visitantes de Lisboa, nomeadamente as que mais afectam Alfama: segurança, transportes públicos, limpeza, ruído, sinalização, trânsito.




Soluções:


Pôr a qualificação do turismo no centro das preocupações de Alfama para potenciar o desenvolvimento e a qualidade de vida, envolvendo os moradores, os comerciantes e as Juntas de Freguesia, nomeadamente a través da distribuição activa do Guia de Alfama aos visitantes;

Implementar postos de apoio ao turismo em Alfama, nomeadamente no Largo chafariz de Dentro, com informação em várias línguas;

Aumentar o fluxo de turistas junto ao rio, alargando o percurso das visitas e o seu tempo de permanência em Alfama:

Divulgação dos diversos itinerários turísticos, nomeadamente:
Cruzeiros no Tejo (Transtejo), com partidas diárias da Estação Fluvial do Terreiro do Paço;
Circuito Olisipo em autocarro panorâmico da Carris, à descoberta da zona oriental da Cidade: Alfama, Museu Militar, Museu do Azulejo, entre outros destinos;
Circuitos pedonais, nomeadamente da Cerca Moura e da Muralha Fernandina;

Promoção da marca Alfama®, nomeadamente através de concursos de ideias, apoiados por empresas, junto de escolas de Marketing e Publicidade;

Promover e apoiar a criação do Guia de Alfama, em parceria com entidades especialistas na área, cedendo a exploração da publicidade como contrapartida do serviço;

Promover a restauração com qualidade: Incluir no Guia de Alfama a área de restauração, incluindo gratuitamente todos os estabelecimentos que utilizam a recolha selectiva de resíduos;

Promover o parqueamento grátis para os veículos de grande turismo, junto ao rio, através de protocolos com as entidades gestoras dos Parques de estacionamento e da APL;

Criar um site destinado aos visitantes com toda a informação sobre Alfama, em várias línguas, por exemplo: numa busca rápida através do maior motor de busca da Internet, o Google surgem cerca de 108.000 resultados para “Alfama”; desses apenas cerca de 23.900 são páginas em idioma Português, o que prova o largo interesse em todo o mundo;

Reconverter o Terminal de Passageiros de Santa Apolónia que é o mais recente local de acostagem de navios de passageiros. Situado no coração de Lisboa, junto à sua principal estação de comboios. O terminal é uma valiosa oferta para o mercado de cruzeiros. No entanto, privou o acesso ao rio dos moradores, com redes e arame farpado e impede a circulação dos turistas pela margem ribeirinha, até ao Jardim do Tabaco.

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