
- Segundo o Observatório de Turismo de Lisboa a maioria dos visitantes percorre a zona histórica de Lisboa.
- Alfama é das zonas mais visitadas a par de toda a zona pombalina de Lisboa e de Belém;
- Os turistas estrangeiros deslocam-se geralmente a pé, em pequenos grupos, e recorrem maioritariamente aos transportes públicos ou autocarros de grande turismo das agências de viagem.

Problemas:

- Segundo o Observatório de Turismo de Lisboa existem várias e sérias causas de insatisfação dos visitantes de Lisboa, nomeadamente as que mais afectam Alfama: segurança, transportes públicos, limpeza, ruído, sinalização, trânsito.
Soluções:
Pôr a qualificação do turismo no centro das preocupações de Alfama para potenciar o desenvolvimento e a qualidade de vida, envolvendo os moradores, os comerciantes e as Juntas de Freguesia, nomeadamente a través da distribuição activa do Guia de Alfama aos visitantes;
Implementar postos de apoio ao turismo em Alfama, nomeadamente no Largo chafariz de Dentro, com informação em várias línguas;
Aumentar o fluxo de turistas junto ao rio, alargando o percurso das visitas e o seu tempo de permanência em Alfama:
Divulgação dos diversos itinerários turísticos, nomeadamente:
Cruzeiros no Tejo (Transtejo), com partidas diárias da Estação Fluvial do Terreiro do Paço;
Circuito Olisipo em autocarro panorâmico da Carris, à descoberta da zona oriental da Cidade: Alfama, Museu Militar, Museu do Azulejo, entre outros destinos;
Circuitos pedonais, nomeadamente da Cerca Moura e da Muralha Fernandina;
Promoção da marca Alfama®, nomeadamente através de concursos de ideias, apoiados por empresas, junto de escolas de Marketing e Publicidade;
Promover e apoiar a criação do Guia de Alfama, em parceria com entidades especialistas na área, cedendo a exploração da publicidade como contrapartida do serviço;
Promover a restauração com qualidade: Incluir no Guia de Alfama a área de restauração, incluindo gratuitamente todos os estabelecimentos que utilizam a recolha selectiva de resíduos;
Promover o parqueamento grátis para os veículos de grande turismo, junto ao rio, através de protocolos com as entidades gestoras dos Parques de estacionamento e da APL;
Criar um site destinado aos visitantes com toda a informação sobre Alfama, em várias línguas, por exemplo: numa busca rápida através do maior motor de busca da Internet, o Google surgem cerca de 108.000 resultados para “Alfama”; desses apenas cerca de 23.900 são páginas em idioma Português, o que prova o largo interesse em todo o mundo;
Reconverter o Terminal de Passageiros de Santa Apolónia que é o mais recente local de acostagem de navios de passageiros. Situado no coração de Lisboa, junto à sua principal estação de comboios. O terminal é uma valiosa oferta para o mercado de cruzeiros. No entanto, privou o acesso ao rio dos moradores, com redes e arame farpado e impede a circulação dos turistas pela margem ribeirinha, até ao Jardim do Tabaco.
Sem comentários:
Enviar um comentário