domingo, maio 28, 2006

OS MITOS SOBRE O CONDICIONAMENTO DO TRÂNSITO EM ALFAMA

O condicionamento do trânsito em Alfama suscitou alguma oposição inicial de alguns daqueles que são os maiores beneficiados com o condicionamento do trânsito Comerciantes e Moradores.

  • Regulamento Específico de Estacionamento de Duração Limitada da Zona 042 - Alfama


  • No entanto:
    - Actualmente Alfama recebe 7 em cada 10 turistas que visitam Lisboa e a esmagadora maioria desloca-se a pé, não usa carro;
    - Os estabelecimentos com qualidade estão sempre cheios, por exemplo: Os bons restaurantes como o Mestre André, o Malmequer, a Flor dos Arcos, a Parreirinha de Alfama, o Stº. António de Alfama, a Bica do Sapato, o Museu do Fado, entre outros. Todos diferentes na ementa mas com a qualidade em comum;

  • Como se deslocam os clientes das lojas?


  • - Segudo as conclusões dos estudos do programa VIVALDI em diferentes cidades da Europa, conclui-se que a percepção dos comerciantes sobre a influência do carro no processo de compra dos seus Clientes é bastante distinta da realidade porque apenas uma pequena parte dos compradores se deslocam de carro ou de zonas afastadas para fazer compras;
    - As zonas pedestres, livres de carros, atraem e influenciam positivamente no processo de compra;
    - Pelo contrário as zonas com muitos carros afastam e desincentivam os compradores. Quem é que gosta de ir às compras num sítio com carros em frente às montras e em cima dos passeios, sem espaço para circular?

  • Projecto Vivaldi


  • As verdadeiras razões:
    - A crise económica afecta não só Alfama mas o pais em geral, por exemplo na Alemanha, a maior economia Europeia, durante 2004 encerraram milhares de pequenos estabelecimentos;
    - Desde os anos 90, com a entrada de Portugal na Comunidade Europeia algumas actividades profissionais que tradicionalmente se localizavam perto do Porto na proximidade da alfândega simplesmente desapareceram ou viram reduzida a sua actividade, por exemplo: Encerraram muitos despachantes, muitas actividades portuárias e alfandegárias e os transportadores;
    - Finalmente, é sobretudo pela falta de qualidade e de higiene que alguma restauração não consegue atrair novos Clientes, nomeadamente os turistas que enchem Alfama. Porque não se ouvem queixas sobre a falta de Turistas, bem pelo contrário.

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