sábado, maio 27, 2006

TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO EM ALFAMA





Problemas:
"...Segundo o subintendente Neto Gouveia, da divisão de trânsito da PSP, "a travessia repentina de peões continua a ser uma das grandes causas da sinistralidade nas zonas urbanas". No ano passado a maior parte dos acidentes na área de Lisboa deveram-se a excesso de velocidade, a mudanças de direcção não assinaladas e desobediência à sinalização, de acordo com dados da PSP. Na cidade de Lisboa, segundo as mesmas estatísticas, as vias mais perigosas são a Avenida General Norton de Matos (Segunda Circular, 468 acidentes no ano passado), a Avenida Infante D. Henrique (367 acidentes e dois mortos), a Avenida 24 de Julho (199 acidentes e 4 mortos) e a Avenida da República (166 acidentes)..." Público, 03.05.05

A Avenida Infante D. Henrique é exactamente uma das portas de entrada na zona histórica.

O horário dos parquímetros da EMEL (das 8 às 20 horas durante a semana e das 8 às 13 horas aos Sábados) na Rua Jardim do Tabaco é desadequado face às necessidades dos moradores, porque termina cedo demais, quando poderia alargar-se até às 03.00 horas para possibilitar o regresso a casa dos moradores, como já acontece no Bairro Alto;

Apesar das alternativas disponíveis junto ao rio agravou-se o estacionamento selvagem em cima dos passeios nas zonas limítrofes de Alfama (entre o Largo Terreiro do Trigo e o Largo do Museu de Artilharia), durante a noite, sobretudo entre as 21 horas e as 04.00 horas;

Não existe sinalização adequada dos parques de estacionamento alternativos nas zonas envolventes para informar os visitantes, nomeadamente entre o Largo do Terreiro do Trigo e o Largo do Museu da Artilharia, passando pela Rua Jardim do Tabaco;

Ausência de fiscalização durante a noite, da esquadra da PSP, da divisão de trânsito e da Policia da Câmara, por alegada falta de meios.

Soluções:
O problema de Alfama não é a falta de lugares de estacionamento, por isso com algumas medidas simples e baratas, é possível inverter a situação a curto prazo:

1 - Prolongar a instalação de pilaretes, para proteger a circulação dos peões nos passeios, na Rua Jardim do Tabaco, desde o Largo Chafariz de Dentro até ao Largo do Museu da Artilharia, do lado do rio;

2 - Sinalizar o acesso aos Parques de estacionamento, que existem junto ao rio, na Rua Jardim do Tabaco para informar, desde o Largo do Terreiro do Trigo e Santa Apolónia para facilitar o acesso de todos os visitantes;

3 - Alargar o horário de funcionamento dos parquímetros na Rua Jardim do Tabaco para lá da hora crítica (jantar) das 20 até às 22 horas;

4 - Proíbir a circulação dos veículos de grande turismo na Rua Jardim do Tabaco, para acabar com os engarrafamentos provocados pela largada e recolha de passageiros na Rua Jardim do Tabaco e transferir o parque de estacionamento improvisado da Rua Jardim do Tabaco para junto da Doca do Jardim do Tabaco

5 - Divulgar aos visitantes a carreira “Lisboa porta-a-porta”, nomeadamente para os visitantes se deslocarem dos Parques de estacionamento para outras zonas de Alfama;

6 - Finalmente, a abertura da estação de metro de Santa Apolónia poderá permitir condicionar a área apenas à circulação pedonal... haja visão e vontade política suficientes

  • Proposta "Valorizar o património do fluxo pedonal em Lisboa"

  • Plano de Mobilidade de Lisboa - parte 1

  • Plano de Mobilidade de Lisboa - parte 2

  • CIVITAS INITIATIVE - cleaner and better transport in cities
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