sexta-feira, outubro 27, 2006

ARRANCA EM JANEIRO TERMINAL DE CRUZEIROS

Publicado no JN por Luís Garcia
A construção de um novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia é fundamental para rentabilizar o potencial turístico do Tejo. A opinião é partilhada pelo vice-presidente da Câmara de Lisboa, Fontão de Carvalho, e por Manuel Frasquilho, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL).

Ontem, no segundo dia do Congresso do Tejo, na Gare Marítima da Rocha, Fontão de Carvalho lamentou que, na situação actual, "o turista seja confrontado com um cenário desagradável" ao chegar a Lisboa. Na sua opinião, a recepção aos turistas que chegam de cruzeiro a Lisboa só terá melhorias significativas quando estiver concluído o terminal de Santa Apolónia.

O projecto, orçamentado em 50 milhões de euros, engloba também uma gare marítima. Segundo Manuel Frasquilho, o edifício da gare "será parecido com um aeroporto", aliando a parte técnica a uma área comercial. As obras para a construção do terminal - que terá capacidade para receber cinco navios de cruzeiro em simultâneo - arrancam no início de 2007, segundo o presidente da APL. Manuel Frasquilho garantiu ainda que a APL está a estudar soluções para melhorar a acessibilidade à zona portuária.

Em média, Lisboa recebe 250 mil turistas por ano oriundos de viagens de cruzeiro. Nos últimos dez anos a tendência tem sido de subida deste segmento.

Sem comentários: