sábado, outubro 28, 2006

LISBOA PREPARA-SE PARA ACOLHER O NOVO PROJECTO DO JARDIM DO TABACO

Quarta-feira 28 Junho 2006. Por Diário Económico, I.Q.

PORTOS: Está previsto para Lisboa um novo terminal de cruzeiros para o Jardim do Tabaco. O projecto deverá custar cerca de 30 milhões de euros.

LISBOA PREPARA-SE PARA ACOLHER o novo projecto do Jardim do Tabaco, destinado a darresposta às novas exigências turísticas. Paralelamente, o porto do Funchal vai também assumir novas funções nesta área.

São fundamentalmente três os principais portos de turísticos nacionais: Lisboa, Leixões e Funchal, sendo que o Porto de Lisboa é aquele que, no continente, regista anualmente o maior movimento de passageiros, posicionando-se na segunda posição, face ao porto insular.

A saber, em 2005 o Porto de Lisboa recebeu quase 240 mil passageiros provenientes de 251 navios de cruzeiros, sendo que o tráfego ‘turnaround’ (começo e/ou fim do cruzeiro) “o mais favorável para a cidade pois, por vezes, o passageiro pernoita em Lisboa, registou um crescimento de 25% face ao ano anterior”. Para este ano, o Porto de Lisboa acredita que “face aos anúncios de escala já recebidos e às perspectivas gerais do crescimento da indústria de cruzeiros, se registe um aumento do número de escalas de 251 para 270”. De igual modo, tendo em conta a grande dimensão dos navios existentes e o número de camas oferecidas, está previsto que o número de passageiros cresça também significativamente para mais de 250 mil, de acordo com o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC).

Em Leixões, por sua vez, o número de navios de cruzeiro acostados em 2005 foi 50, correspondendo ao desembarque de um total de 17.716 passageiros. Comparativamente, este valor representou um ligeiro decréscimo face a 2004, que ficou marcado pela acostagem de 67 navios de cruzeiro num total de 21.883 passageiros. Não obstante, a Estação de Passageiros de Leixões, com 840 m2, é um dos mais belos exemplos arquitectónicos dos anos 60, sendo considerado Património Arquitectónico e Histórico de Matosinhos.

Um oásis na Madeira

Grande porto de cruzeiros nacional, o Porto do Funchal foi durante décadas e até à II Guerra Mundial, o ponto de passagem dos grandes paquetes oceânicos graças à sua posição estratégica no centro do Atlântico, tendo constituído um importante porto de escala das rotas entre a Europa e os continentes Africano e Americano.
Apesar dos transportes aéreos lhe terem vindo roubar algum movimento, o Porto do Funchal continua a ser aquele que, a nível nacional,mais navios de cruzeiros recebe por ano. Encontra-se inserido nos circuitos entre as Canárias e o Norte de África, sendo igualmente um importante porto de escala de viagens transoceânicas entre a Europa e os EstadosUnidos. A tradição turística e o clima favorável da Madeira contribuem, a par da sua localização geográfica, para as mais-valias oferecidas por este porto turístico.
No porto do Funchal acostaram, em 2005, um total de 271 navios de cruzeiro correspondendo a mais de 305 mil passageiros. No ano anterior, o movimento cifrou-se em 255 navios no Porto do Funchal e um no Porto de Porto Santo, num total de 283.252 passageiros.

Novas perspectivas

Com a futura entrada em funcionamento do porto comercial do Caniçal a estrutura portuá ria da Região Autónoma da Madeira será sujeita a algumas alterações. Nesta perspectiva o porto do Funchal prepara-se para assumir novas funções. A definição, aprovada em Conselho de Governo da Região Autónoma da Madeira, através do Plano Director do Porto do Funchal, prevê uma adequação dos espaços existentes e a ligação de toda a área portuária à zona urbana envolvente, o que, num futuro próximo transformará o porto numa infraestrutura exclusivamente vocacionada para apoiar a navegação turística e de recreio.

O projecto do Jardim do Tabaco

De igual modo Lisboa também terá novidades para breve. Trata-se da construção de um novo e multifuncional terminal de cruzeiros que reabilitará o cais entre Santa Apolónia e o Jardim do Tabaco. O projecto, que deverá estar concluído em 2009, foi recentemente anunciado pelo Governo e integra o Programa de Investimentos e Intraestruturas Prioritárias. O projecto deverá custar cerca de 30 milhões de euros.

A ideia é dar resposta ao forte crescimento da actividade de cruzeiros a nível mundial para a qual são insuficientes as actuais infraestruturas existentes em Lisboa. Apesar de, de acordo com fonte da Administração do Porto de Lisboa, este “não ser um segmento de negócios particularmente lucrativo” importa reconhecer “a sua importância para o reforço da notoriedade externa da cidade de Lisboa, bem como o seu natural impacto no turismo regional”.

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