domingo, outubro 08, 2006

DO QUE SE QUEIXA A ANAFRE?

A Associação Nacional de Freguesias ANAFRE e a Associação Nacional de Munícipios ANMP queixam-se de falta de dinheiro. No entanto, o dinheiro para financiar os disparates da generalidade das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia sai directamente do bolso dos contribuintes que são os principais prejudicados com a má gestão dessas instituições.

Por exemplo, entre Alfama e Castelo existe não UMA mas ... SEIS Juntas de Freguesia, sem contar com a Baixa (Madalena), quando as estatísticas mostram um acentuadado decréscimo da população no centro de Lisboa, de 12.500 em 1994 para 7.500 habitantes em 2001.

- A disseminação de poder pelas diversas áreas da CML, do Gabinete Técnico de Alfama, da Administração do Porto de Lisboa e pelas Juntas de Freguesia;
- a falta de visão, de capacidade e a ausência de objectivos e programas de acção das Juntas de Freguesia;
- a falta de formação básica (escolaridade) dos elementos dos órgãos das Juntas de Freguesia;
- e a necessidade de protagonismo (A Madalena em Guerra com a Sé, S. Miguel em guerra com S. Estêvão, etc.);
demonstram que não vale a pena continuar a despejar dinheiro num buraco sem fundo sem que haja primeiro uma estratégia comum para toda a zona histórica e uma única entidade a gerir a zona.

Não há dúvida que é urgente que avance a reforma do poder local e das finanças locais antes que o país se afunde neste despesismo alegre em que não há dinheiro para colocar sinais de trânsito nem pintar passadeiras mas há dinheiro para cartazes, para as comemorações dos feriados, ao som das marchas e das arruadas que é o que dá votos numa zona em que 78,3% da população nem sequer frequentou o ensino secundário obrigatório.

1 comentário:

Anónimo disse...

Guerras à parte a verdade é que ninguém ganha com o desaparecimento das freguesias...
Sobre a questão da falta de qualificação do eleitos penso que ainda assim existem alguns autarcas que dão mostras de alguma esperança e inconformismo. É apenas um opinião não gostava de particularizar mas existem bastantes diferenças entre os autarcas eleitos nessa zona.